A diferença entre o Sporting e a Sporting, SAD

É notório que existe alguma dificuldade dentro da família leonina em compreender as diferenças entre o Sporting Clube de Portugal e a Sporting Clube de Portugal, SAD.

Por ter estado presente em diversas das últimas assembleias gerais do clube, tornou-se evidente que para além de temas que são trazidos por parte dos sócios, que são fora de âmbito do tema da própria assembleia, a grande maioria das intervenções nas assembleias do clube são associadas a temas que estão sob a alçada da SAD.

O que afinal distingue o Clube da SAD?

A SAD apenas enquadra assuntos relacionados com a modalidade de Futebol, enquanto que todas as outras modalidades estão associadas ao Clube. No entanto, mesmo dentro do Futebol, apenas são pertencentes à Sporting, SAD, o futebol profissional masculino e feminino, como também os escalões que têm acordo de formação, neste caso a partir do escalão de sub-15, quer em masculinos, quer em femininos, o que significa que os escalões mais jovens de infantis, benjamins, traquinas e petizes também pertencem ao Clube.

Quais os escalões que pertencem à SAD?

  • Seniores
  • Sub-23
  • Sub-19 (Juniores)
  • Sub-17 (Juvenis)
  • Sub-15 (Iniciados)

Os jogadores a partir dos 14 anos já podem assinar contrato de formação e a a partir dos 16 anos já podem assinar contrato profissional, ainda que estejam a competir nos respetivos escalões de formação.

Porque é importante sabermos a distinção entre Clube e SAD?

Existem dois momentos anuais em que os Sportinguistas são chamados para assembleias gerais ordinárias. Até 30 de Junho, ocorre anualmente a assembleia geral para aprovação do orçamento do Clube referente à época seguinte e até 30 de setembro ocorre a assembleia para a aprovação de contas e apresentação do R&C referente à época que terminou.

Ainda que os sócios do Sporting Clube de Portugal sejam representados pelo Conselho Diretivo na SAD, uma vez que os elegemos com essa possibilidade, o falar de assuntos da SAD numa assembleia do Clube, demonstra que existe falta de preparação dos Sócios para o que consta nos documentos que vão ser submetidos a aprovação e que as votações acabam por ser ao sabor do vento da performance desportiva do Futebol que pertence à SAD e não ao Clube.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *