Antevisão: FCP vs Sporting CP

Frente a frente

Fonte: Alvalade em Casa

Confronto direto

Fonte: Alvalade em Casa
Fonte: Alvalade em casa (dados desde 2000)

Observação:

Tem sido bastante equilibrada a disputa entre ambas equipas, com os empates a serem o desfecho mais provável, seguido de vitórias do Sporting e por fim vitórias dos dragões.

Contudo, há um dado que nos assombra este século: o Sporting para o campeonato nacional de futebol só ganhou no Dragão nas épocas 2015/2016 e em 2006/2007.

Últimos 5 jogos

Fonte: Alvalade em Casa
Fonte: Alvalade em Casa

Observação:

Ambas equipas nos últimos 5 jogos ganharam 4 e empataram 1. Mas, ainda assim, fica difícil dizer qual das equipas estará com melhor performance. O Porto, como é óbvio, sabendo o resultado da luz, estará com o pensamento que se ganhar ou empatar é campeão.

Dados Liga NOS

Observação:

Pelos dados oficiais dos jogos de ambas equipas, fiz esta tabela para análise do desempenho de ambas equipas em casa e fora. Tem-se um FCP, de momento, com mais jogos disputados fora do dragão, ao contrário do Sporting que tem mais jogos disputados em casa.

Em termos de resultados, o FCP tem 13/15 vitórias em casa, 1 empate e 1 derrota, já o Sporting tem 6/15 vitórias fora de Alvalade, 5 empates e 4 derrotas.

Dos golos marcados pelo Porto, cerca de 55% são no Dragão e dos golos sofridos 32% são em jogos como visitado. Por outro lado, o Sporting, jogando fora, marca 48% dos seus golos totais, já no que a sofridos diz respeito temos 57% fora.

Falando de pontuação, o FCP em casa ganhou uma média de 2,40 em casa (efetua 15 partidas e fez 40 em 45 possíveis). Relativamente ao Sporting, jogando além Alvalade, tem uma média de 1,53 (realiza 16 encontros somando um total de 23 pontos em 48 possíveis).
O FCP tem uma média de golos sofridos bastante abaixo de 1 por jogo no Dragão, já o Sporting fora de portas, em média, sofre sempre 1 golo por jogo.

Análise Casa/Fora

Analisando os primeiros 6 da tabela casa/fora encontramos resultados interessantes.

Casa:

1° Porto – 40 Pontos
2° Sporting – 36 Pontos
3° Benfica – 32 Pontos
4° Braga -30 Pontos
5° Famalicão – 26 Pontos
6° Vitória SC – 25 Pontos

Fora:

1° Porto – 36 Pontos
2° Benfica – 36 Pontos
3° Rio Ave – 27 Pontos
4° Braga – 26 Pontos
5° Sporting – 23 Pontos
6° Famalicão – 23 Pontos

O Sporting em casa mesmo com aquelas 4 derrotas absurdas, consegue ficar em segundo na tabela de resultados em casa, o que demonstra bem o que tem sido este campeonato. Já em jogos fora, o Sporting tem demonstrado grande dificuldade em assumir o jogo que é bastante importante para uma equipa grande quando joga fora.

DADOS DO SPORTING

Resultados obtidos em percentagem:

Estatísticas por partes

Fonte: Alvalade em Casa

Observação

Dos 15 jogos fora que temos, tivemos primeiras partes na maioria muito equilibradas, o próximo resultado mais provável é o Sporting a marcar mais que o adversário, por 5 jogos isso aconteceu ainda assim por 3 vezes fomos para o intervalo em desvantagem. Já na segunda parte, continua a ser habitual o Sporting não ser tão superior. Por 5 vezes marcámos mais na segunda parte que o adversário já o contrário aconteceu 4 vezes.

Fonte:Alvalade fora de Casa

Falando na parte mais crítica da equipa que é a faturação, em jogos fora de Alvalade marcámos 13 na primeira parte e 10 na segunda (somando todos os 15 jogos fora do campeonato). Já na parte de sofrer, a nossa baliza abanou por 9 vezes na primeira metade do jogo e 8 na segunda.

Relacionando os dados do gráfico dos resultados por partes, os golos vêm demonstrar que as nossas entradas na primeira metade do encontro não são muito fortes seja pela enorme quantidade de empates ao intervalo seja por sofrermos mais golos nessa mesma altura de jogo. Apesar de acabarmos por marcar mais na primeira parte.

Resultados fora em percentagem


PALPITES

Apesar de no último jogo não termos feito uma grande partida, acredito que, pelo menos, a base continua. No meio campo, desde que não jogue o Doumbia e jogue o Wendel, está tudo certo.

Relativamente ao resultado, eu acredito num empate, por que números não sei. E que marque o Quaresma. Seria um sonho. Mas a não ser empate, acredito num 2-1 para o Sporting.

Seremos capazes de quebrar a saga sem vencer no Dragão desde 2015/2016?!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *