Balanço das provas europeias das Modalidades do Sporting CP 2020/2021

Neste balanço das provas europeias constam os principais desempenhos das principais modalidades do Sporting Clube de Portugal, com a informação da prestação do clube na época 2020/2021.

Foi uma grande época a nível das modalidades a nível europeu e que culminou com as vitórias na Liga dos Campeões de Futsal, a segunda conquista nos últimos três anos e também na conquista da Liga Europeia de Hóquei em Patins, o que faz do Sporting, o atual bicampeão europeu.

Modalidades de Pavilhão

Andebol

Esta época, o apuramento para a Liga dos Campeões de Andebol, funcionou por candidatura. Como equipa que só nos últimos anos participou na competição, ficámos de fora das escolhas para a competição que disputámos nas últimas épocas.

Depois de não ter sido aceite a nossa candidatura para a Liga dos Campeões de Andebol, o Sporting teve de defrontar uma pré-eliminatória que nos permitiu alcançar a Liga Europeia, antiga Taça EHF. Cada grupo contou com 6 equipas e os primeiros quatro classificados apuravam-se para os 1/8 de final da competição.

O Sporting ficou em 4º lugar no grupo B, com 5 vitórias e 5 derrotas, o que permitiu ultrapassar a fase de grupos e ter alcançado os 1/8 de final da competição.

Nos 1/8 de final, o Sporting defrontou o vencedor do grupo A, o Wisla Plock. Apesar da derrota por 4 golos no jogo da 1ª mão, no Pavilhão João Rocha (25-29), fizemos um excelente jogo na Polónia e vencemos por 3 golos, (25-28), ainda que insuficiente, podemos dizer que “caímos de pé”.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em EHF European League Men – Latest News and Results | EHF (eurohandball.com)

Basquetebol

Paricipámos no Playoff de acesso à Liga dos Campeões da FIBA, por sermos a equipa que se encontrava com a melhor classificação na época anterior, quando a competição foi suspensa devido à pandemia.

Vencemos o primeiro jogo, o Fribourg Olympic (84-78), mas no jogo seguinte fomos derrotados pelo Igokea por (64-70).  Após derrota nesta fase de playoff que foi disputada na Bulgária, automaticamente ficámos inseridos na FIBA Europe Cup. Esta competição que iniciou a 26 de janeiro.

Ficámos inserido no grupo C e esta fase da competição foi disputada na Polónia em Wloclawek.

A contratação de Micah Downs no mercado de inverno foi reveladora na aposta nesta competição, no entanto, o Sporting saiu derrotado nos 3 jogos realizados. Frente ao Ness Ziona (Israel) perdemos por (81-86) contra o Klub Sportowy Stal Ostrów Wielkopolski, conhecido simplesmente por BM Slam Stal por motivos de patrocinadores. Fomos derrotados por (83-85) e diante do Szolnoki Olajbányász (Hungria) a derrota foi por (67-78).

Neste primeiro ano nas competições europeias da modalidade, mostrámos que ainda estávamos verdinhos e esperamos dar uma resposta diferente já no próximo ano.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em FIBA Europe Cup 2020-21 – FIBA.basketball

Futsal

Este ano o Futsal teve um novo formato, deixando de existir a habitual ronda de Elite antes da Final Four. Nesta época, todos os jogos foram a eliminar, apenas uma mão até a uma Final 8 que será nos mesmos moldes.

Deixámos de ser os atuais Campeões Europeus, uma vez que houve continuidade da prova que foi suspensa devido à pandemia e o Barcelona sagrou-se o novo campeão europeu no início da época.

No dia 16 de janeiro, o Sporting venceu o Gentofte (DEN), no pavilhão João Rocha, uma vitória por 12-1 que foi o resultado com a maior diferença de golos nesta eliminatória.

Nos oitavos de final, defrontámos o Chrudim (CZE) da República Checa. Este jogo, que também foi realizado no pavilhão João Rocha, vencemos por 5-1. Com esta vitória garantimos o lugar na Final Eight.

Zagreb foi o palco que acolheu esta prova e nos quartos de final enfrentou os russos do KPRF e venceu por 3-2, qualificando-se, assim, para as meias-finais da competição.

O adversário que se seguiu foi o Inter Movistar e os nossos leões conseguiram o acesso à final com uma vitória por 5-2, diante deste adversário que é o que tem mais títulos nesta competição.

Seguiu-se o Barcelona, o Sporting venceu por 4-3 e sagrou-se pela 2ª vez Campeão Europeu de Futsal.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em Futsal Champions League | UEFA.com

Hóquei em Patins

Começámos a época como Campeões da Europa de Hóquei em Patins, uma vez que a Liga Europeia da época anterior foi suspensa e não retomou.

Esta época realizou-se o sorteio de grupos da Liga Europeia, no entanto, a prova foi dada como suspensa sem se ter realizado qualquer partida, mas sempre com uma abertura para um novo anúncio da competição

A World Skate Europe, responsável pela organização da prova, anunciou meses depois, que a prova se iria realizar noutro formato.

Apenas houve 9 inscrições de equipas para participar na prova, 5 equipas portuguesas e 4 espanholas. Para esta prova que se disputou entre 9 e 11 de abril, no pavilhão do Luso em Aveiro, o Sporting realizou duas partidas. O Réus e a Oliveirense foram os dois adversários.

De três grupos de três equipas, o vencedor de cada grupo e o 2º melhor classificado entre todos os grupos apuravam-se para a final four.

O Sporting venceu o Réus por 5-3 e empatou 5-5 frente à Oliveirense. Como a Oliveirense fez um resultado com uma vantagem maior no marcador, o Sporting apurou-se como o melhor 2º classificado.

A final four que se realizou nos dias 15 e 16 de Maio, e apenas contou com equipas portuguesas, o Sporting eliminou o Benfica através das grandes penalidades, após 5-5 na partida, no encontro das meias-finais, e venceu por 4-2 o Porto na final, o que permitiu ao Clube tornar-se Bicampeão Europeu, pela primeira vez nesta modalidade.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em WSEurope-RinkHockey | Official Site | www.wseurope-rinkhockey.org (wseurope-rinkhockey.org)

Voleibol

Na época passada estávamos nas 1/2 finais da Challenge Cup, quando a competição foi suspensa devido à pandemia. A competição não voltou a retomar.

Esta época, em novembro, o Sporting afastou o Giesen, equipa alemã, nos 1/16 de final da prova. Com o apuramento nesta eliminatória, deslocámo-nos até à Ucrânia para disputar a final eight. Fomos derrotados por (1-3) frente ao Prague, o que nos impediu de alcançar as semifinais que tinham alcançado nas duas últimas edições e por isso ficámos aquém das expetativas.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em EuroVolleyTV | European Volleyball LIVE & On Demand.

Outras Modalidades

Atletismo

Por 2020 se tratar um ano de Jogos Olímpicos, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato e pista ao ar livre já não fizeram parte da calendarização de provas da época anterior.

A equipa feminina de atletismo do Sporting Clube de Portugal ainda é bicampeã europeia de corta-mato e vice-campeã europeia de pista ao ar livre.

Só na próxima época é expetável as provas europeias de clubes retomarem a sua calendarização.

Em relação a provas individuais, Patrícia Mamona sagrou-se Campeã Europeia ao vencer a prova do triplo salto no Campeonato Europeu de Atletismo de Pista coberta, que se realizou em Torún na Polónia, no decorrer do mês de março.

E não foi a única, também Auriol Dongmo conseguiu a medalha de ouro no lançamento do peso e é a atual detentora da melhor marca mundial do ano.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em European Athletics (european-athletics.com)

Golaball

Esta modalidade paralímpica, na qual o Sporting se distingue, somos ainda bicampeões europeus em masculinos e campeões europeus em feminino. A continuidade das provas referentes aos anos anteriores estavam agendadas para dia 16 de dezembro, mas, entretanto, a prova foi cancelada.

Está prevista a realização da fase final da prova apenas para Setembro, quer em masculinos, quer em femininos e será realizada em Portugal, no pavilhão de Odivelas.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em Calendar – Calendar – IBSA (ibsasport.org)

Judo

Com a pandemia não se realizou a Liga dos Campeões de Clubes e isso faz com que o Sporting seja atualmente o bicampeão da Europa. Esperemos que depois de um ano de realização de Jogos Olímpicos, a prova possa retomar à normalidade já na próxima época, caso a pandemia assim o permita.

Em relação a provas individuais, Jorge Fonseca, na categoria de -100kg, tornou-se Bicampeão do Mundo, ao vencer todos os seus adversários por ippon (vantagem máxima do judo), no Campeonato do Mundo que decorreu na Hungria, durante o mês de Junho.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em Home – European Judo Union (eju.net)

Ténis de Mesa

A Liga dos Campões de Ténis de Mesa este ano, devido aos efeitos da pandemia, foi disputada na Rússia.

O grupo que participámos contou com a apenas 3 equipas, ao contrário dos restantes grupos que tinham 4 equipas. Qualificavam-se 2 para os quartos de final e o Sporting foi uma delas, no entanto acabou por ser eliminado nos quartos de final. Fomos derrotados pelo Borrusia Dusseldorf por (1-3), equipa alemã que se sagrou a campeã europeia.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em ETTU.org – Participants

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Espartano