Domingo Eletrizante

Chegamos então ao último dia desta semana das modalidades. Espero que estejam todos bem.

Para terminar estes dois dias vamos ao andebol nacional, ao futsal nacional e terminamos com a primeira semana da NBA. Tivemos jogos de muita qualidade e de alto nível em três modalidades diferentes para terminar da melhor maneira a nossa última semana das modalidades do ano.

Andebol Nacional

Iniciamos então este artigo com o andebol. Claro que começamos pelo Sporting com a vitória da semana passada sobre o Boa-Hora por 20-31, um jogo antecipado da jornada 12. Foi o último jogo, em teoria o Sporting pode voltar com alguma cara nova, mas nesta altura nem as devidas renovações estão asseguradas.

Falando do jogo em si o ponto forte foi mesmo a defesa, foi aí que esta partida foi ganha. Neste jogo, bom bloco que foi impedindo a primeira linha do Boa-Hora de aparecer, o Sporting entrou muito bem e agressivo, Skok esteve fortíssimo na baliza e no ataque o Frankis. Têm sido estes os nossos destaques e foram até ao fim do jogo sempre assim. Não gostei de ver novamente as muitas falhas no ataque principalmente a 6 metros, muitos remates precipitados, muito perdulários. Mais uma vez aconteceu o que já tantas vezes aconteceu esta época. Bingo continua a mostrar pouco, felizmente para ele não é daqueles jogadores que alguns adeptos criticam mesmo ganhando muito. Gostei de ver o Joel Ribeiro novamente a central, foi pena não ter tido mais minutos, mas no tempo que jogou esteve muito bem. Nesta vitória valeu muito o Skok e a defesa forte.

O Porto venceu o Belenenses no Pavilhão Acácio Rosa por 24-31. Foi um jogo controlado, mas um Porto não tão superior como é habitual, nota-se o cansaço em alguns jogadores e vários deles não vão conseguir parar para descansar pois são a base da seleção nacional. Neste jogo, o Porto teve uma boa entrada, entraram fortes, mas depois com o cansaço e a melhoria do Belenenses, o Porto sentiu mais problemas.

A vantagem maior inicial deveu-se ao facto do Porto ter entrado com tudo no início da partida, tendo havido muitos golos de contra-ataque e jogadas rápidas, mas depois o cansaço veio ao de cima.

A verdade é que o Porto esteve por cima e venceu com alguns problemas, mas ainda assim, venceu. A ligação entre central/laterais e o pivot, que é algo em o Porto é muito forte, funcionou pouco neste jogo.

Nelson Pina foi o melhor jogador do Belenenses e do lado do Porto o melhor foi o Diogo Branquinho, que é um dos que mais precisa de descanso, mas que neste jogou acertou todos os remates que realizou.

Depois o Benfica venceu o Boavista por 35-27. Foi um jogo controlado pelo Benfica, mas houve muitas faltas de concentração e muitos erros, mesmo com vários titulares.

A equipa não evitou uma enorme descompressão, acabando por sofrer 27 golos de uma das equipas de menor qualidade na nossa liga. Dinis Mota assumiu como sempre muito o jogo do Boavista e foi o maior protagonista do lado dos axadrezados. Do lado dos encarnados Sergey, Rahmel e o João Pais foram quem mais se destacaram.

O Porto lidera com 45 pontos em 15 jogos, Sporting segue em segundo com 40 pontos em 14 jogos e em terceiro o Benfica com 37 pontos em 13 jogos.

Andebol Feminino Nacional

Mais alguns jogos disputados, desta vez falo de 3.

O Alavarium, que é a equipa com mais jogos, venceu sobre o Alpendorada por 26-20. Continuam invictas assim e mais uma vez contaram com uma Bianca Falcão em grande forma com 5 golos.

O maior destaque foi mesmo a ponta Carolina Monteira com 10 golos, este ano em 9 jogos já tem 55 golos, e tem sido sem dúvida uma das figuras deste Alavarium e desta liga. É uma ponta esquerda de 22 anos de muita qualidade e que raramente joga mal, mais um bom jogo desta craque.

Do lado do Alpendorada destacar a lateral de 17 anos Mariana Costa com 12 golos. É muito jovem, mas com muita qualidade, e tem-se destacado nesta nossa liga, pena a pouca atenção que estas jogadores mais jovens têm, pois existem grandes talentos.

Já o Santa Joana perdeu por 20-24 com o 1º de Maio, mais um bom jogo de andebol, mais um jogo equilibrado.

Mais uma vez a Constança Sequeira esteve em grande, a lateral de 16 anos tem sido uma das sensações da nossa liga. Neste jogo apontou 6 golos dos 20 do Santa Joana; do outro lado também foi uma lateral que se destacou, a Francisca João com 7 golos. A Francisca já leva 22 golos em 4 jogos e vai se assumindo como uma das figuras do 1º de Maio.

Por fim falamos da vitória do Colégio de Gaia por 13-25 sobre o S. Pedro do Sul. Este foi um jogo mais desequilibrado, que pendeu naturalmente para o lado do Gaia. Não retira, no entanto, nada à boa campanha do S. Pedro do Sul até esta altura, mas o Colégio de Gaia teve um início mais complicado e nesta altura está naturalmente a assumir o seu lugar entre os primeiros.

Neste jogo tivemos mais uma boa exibição da Patrícia Resende, uma jogadora que confesso eu sou fã, mas as maiores figuras do Gaia foram a Mariana Neves, a lateral conseguiu 5 golos, e, com os mesmos 5 golos a lateral Carolina Loureiro, mais uma jogadora que sou fã e que também sempre joga bem. Em destaque esteve também a central Maria Santos de 19 anos com 5 golos.

Do lado do S. Pedro, a Maria Coelho com 5 golos foi a maior figura, já são 35 golos em 9 jogos. Mais uma boa época da Maria.

O Alavarium lidera com 21 pontos em 7 jogos como eu já tinha dito, em segundo o Benfica com 15 pontos em 6 jogos e em terceiro o Juve Lis com 14 pontos em 5 jogos.

Futsal Nacional

Chegamos então ao nosso segundo grande assunto deste domingo, o futsal.

Começamos pela equipa feminina do Sporting que venceu o Atlético Povoense por 0-4 no Pavilhão da Escola Aristides Sousa Mendes em Póvoa de Santa Iria.

Regressámos assim as vitórias dois jogos depois, vencemos sem muitos problemas, uma vitória confortável para a nossa equipa em que não sofremos golos. Foi um bom jogo e boa vitória e baliza imaculada. Conseguimos mostrar mais que em outras vitórias.

A Cláudia Dias esteve em alta com 2 golos, além dela também a Ana Alves esteve muito bem nesta partida. A Carolina Pedreira não marcou, mas sempre mostra em todos os jogos o talento que tem.

Com esta vitória aproximámo-nos do Quinta dos Lombos, temos 5 jogos, menos um que os Lombos, e, nesta altura, estamos com os mesmos 6 pontos que elas e que várias outras equipas. Há ainda uma luta animada pelo quarto lugar que dá acesso à próxima fase.

Ainda no feminino falo da Taça de Portugal da época passada que está agora na fase final.

Nas meias-finais o Benfica venceu o Santa Luzia por 1-3. O Santa Luzia criou muitos problemas a este Benfica confirmando assim o bom momento e a boa época que estão a fazer. A segunda parte foi muito equilibrada, o Santa Luzia tal como já tinha destacado aqui é uma boa equipa e confirmaram isso mesmo neste jogo ao criarem grandes problemas a uma equipa como o Benfica.

O Benfica continua sem perder, é o 75º jogo sem perder. Mais bolas para as encarnadas, Sara Wallace esteve em grande, fez várias boas defesas, mas o Santa Luzia sempre que teve espaço mostrou que joga muito bem, valeu ao Benfica os dois golos de rajada. Mesmo assim o Santa Luzia deu mais uma demonstração do que valem.

Dani e Pisko não jogaram neste jogo, duas baixas de peso na equipa de Viana do Castelo, que mesmo com uma primeira parte mais complicada e mais sofrida conseguiram na segunda dar luta e acabar o jogo a pressionar e a criar grandes problemas às encarnadas.

Sara Ferreira e Janice marcaram, a Fifó não marcou, mas também jogou muito bem. Do lado do Santa Luzia, a Carla Vanessa esteve em grande evidência com mais um ótimo jogo, também a Maria Rodrigues e a Ana Sofia Ferreira estiveram muito bem.

Volto a dizer que este Santa Luzia merece mais atenção, é boa equipa e mesmo com problemas deram a volta e acabaram a colocar em cheque a equipa encarnada.

Hoje é a final da Taça de Portugal de 2019/2020, o Benfica vai enfrentar o Chaves que para chegar à final venceu o Arneiros por 5-4 nas grandes penalidades depois do 2-2 no tempo regulamentar. Foi um grande trabalho por parte de Rute Carvalho no Chaves, uma treinadora de muito futuro e que colocou este Chaves a jogar muito bem. Vai ser interessante ver esta equipa contra uma equipa adversária tão forte.

O Chaves entrou muito forte e marcou primeiro, com o Arneiros a dar a volta pouco depois. Aos 39 surgiu o golo do empate do Chaves que depois nas grandes penalidades não deu hipóteses nenhumas.

Muitos acham que vai ser uma final mais fácil para as benfiquistas, um jogo mais tranquilo que o das meias-finais, mas a verdade é que o Chaves vai surpreender muita gente e vai complicar muito o jogo às benfiquistas.

Rute Carvalho vai surpreender quase de certeza, não esquecer que a Rute tem 31 anos, uma treinadora que deve ser acompanhada porque é boa treinadora, e este Chaves é prova disso mesmo.

Daniela Campos no Chaves esteve muito bem, é uma jogadora de muita qualidade, que pode jogar a pivot ou na ala, é jogadora de muito futuro, ela que tem apenas 20 anos. Destaco ainda do lado do Arneiros novamente a Debora Lavrador, não só por ter marcado por duas vezes como pelo bom jogo que realizou.

Benfica vs Chaves vai ser uma final jogada às 14 horas, não percam porque vai ser de certeza um belo jogo.

Depois do feminino passamos para o masculino nacional para falar de um belo jogo. O Portimonense venceu o Quinta dos Lombos por 7-5. Foi um ótimo jogo de futsal, com duas boas equipas e muitos golos, algo que sempre cativa. Foi um jogo de loucos, entrada das duas equipas de forma do mais eletrizante possível.

Aos 20 minutos tínhamos um 4-3 para o Portimonense, tivemos muitos golos seguidos, muita bola de qualidade e um jogo equilibrado, de duas equipas que realmente vieram com tudo, claro que com vários erros, mas foi um jogo de alto nível.

Caio Júnior foi o mais endiabrado com 4 golos, mas Ivo Oliveira, Ludgero, Hugo Neves, Caio Júnior e Paulinho estiveram muito bem neste jogo.

O Portimonense estava numa série de 3 derrotas seguidas que assim acaba. O Lombos tem quebrado nestes últimos jogos e parece estar numa fase menos boa. Este jogo podia ter caído para os dois lados, mas permitiu aos algarvios darem um passo em frente na luta por um lugar na Taça da Liga.

Hoje ainda temos as meias-finais também da Taça de Portugal, às 16h45 o Sporting vai jogar com os Leões de Porto Salvo e às 19h15m o Braga vai enfrentar o Portimonense, quem vencer vai disputar a Taça no dia 29. 21h15m vai ser a hora em que esperemos que o Sporting esteja na final prestes a vencer mais uma Taça. Todos os jogos vão ser transmitidos no Canal 11 por isso não percam porque vamos ter futsal de muita qualidade.

NBA

Para finalizar esta semana e este ano vamos para a NBA e a sua primeira ronda, que teve jogos de alto nível e com várias surpresas.

No primeiro dia tivemos os Brooklyn Nets a vencer os Golden State Warriors por 125-99, amasso dos Nets nos Warriors, nada a dizer destes Nets. Entraram muito fortes, com um primeiro período fortíssimo onde venceram por 25-40, deixando evidente aquilo que ia ser o jogo todo. Os GSW venceram o último período (28-26) mas nada mais, tendo sido uma ótima estreia de Nash como treinador principal na NBA. Foi ótimo regresso do Durant e do Kyrie e uma vitória sem grandes dificuldades. Kyrie acabou com 26 pontos (62% de aproveitamento), 4 ressaltos e 4 assistências, enquanto Durant mostrou que está muito à vontade após recuperar de uma rutura do tendão de Aquiles, tendo mostrado que não só regressou a 100%, mas sim a 150%. Durant foi eficiente, atacou sem hesitações e entregou à sua equipa 22 pontos (43% de aproveitamento), 5 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola e 1 abafo.

No lado dos Warriors, Curry teve 20 pontos, 10 assistências e 2 roubos de bola, ele que contou com Wiseman como o grande “ajudante”, mas estes GSW vão ter muitos problemas. Quando Draymond Green regressar as coisas vão melhorar, mas mesmo assim vai ser mais um ano complicado.

Depois os Clippers no segundo jogo deste ano venceram os Lakers por 116-109. Foi um ótimo início dos Clippers que entram com uma demonstração de força perante os campeões em título e ainda mais importante com um Paul George em grande forma. Parece que a depressão e as piores sensações já ficaram para trás.

George brilhou, fechou como o maior pontuador do jogo com 33 ao todo (além de 6 ressaltos). Kawhi meteu 26 pontos, esta é uma enorme dupla.

Pelos Lakers, LeBron James registou 22 pontos (ainda 5 ressaltos e 5 assistências) e terminou como o maior pontuador do jogo com 4 a mais que Anthony Davis que ainda conseguiu 7 ressaltos. 39-19 foi o resultado do primeiro período. Os Clippers dominaram e venceram tal como os Nets sem problemas, foi boa entrada nesta época de duas equipas que suscitam muitas dúvidas: os Clippers porque são os Clippers e os Nets porque as duas maiores estrelas vieram de ano e meio de paragem e a outra de meses sem jogar, mas foram duas entradas muito fortes.

Depois nesta jornada inaugural destacar os Celtics que venceram os Bucks por 121-122 com Giannis a ser o protagonista deste resultado pois tinha hipóteses de empatar o jogo, mas falhou o lance livre. Os Celtics venceram e entraram muito bem na época. Houve muita emoção, tivemos bom basquetebol e muita luta neste jogo. Do lado dos Celtics, a dupla Tatum e Jaylen Brown conseguiu 63 pontos. Mais uma vez brilharam e mostraram que a evolução de alguns jogadores é absurda.

Giannis fez uma partida em recuperação, chegou aos 35 pontos, 13 ressaltos e 2 abafos, depois de sofrer com a ótima marcação dos Celtics, principalmente do Smart que anulou muito bem o Giannis. O Smart é dos que se nota uma enorme evolução do ano passado para este ano, até triplos ele consegue marcar.

Destaco o Jeff Teague que se estreou pelos Celtics, com 19 pontos e 4 bolas de três, a provar aquilo que sabíamos, que vai ser muito importante ao longo da época.

Falamos ainda dos Cleveland Cavaliers 121 x 114 contra os Charlotte Hornets. Mais um bom jogo, duas equipas que melhoraram este ano. Estes Cavs têm muita juventude, e ainda assim com uma equipa coesa. O jogo coletivo dos Cavaliers fez toda a diferença, com 7 jogadores a chegarem pelo menos aos 11 pontos.

Collin Sexton com 27 pontos foi o maior pontuador deste jogo, mas mais uma vez friso, estes Cavs são uma equipa muito interessante apesar da juventude, a forma como jogam vai permitir sonhar.

Depois os Indiana Pacers começaram a temporada com uma vitória por 121 a 107 sobre os frágeis New York Knicks. O destaque da equipa de Indianápolis foi o Domantas Sabonis, que teve 32 pontos e 13 ressaltos. É um dos melhores “grandalhões” da liga, é bastante subestimado e merecia muito mais atenção; é um jogador que joga muito e ainda é um jovem.

Os Knicks marcaram apenas 16 pontos no terceiro período, e viram o rival descolar para a vitória. Na equipa de Nova York, o destaque foi R.J. Barrett, com 26 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências, algo que se vai repetir muitas vezes ao longo desta temporada.

Russell Westbrook teve uma estreia em grande pelos Washington Wizards na temporada regular, conseguiu um triplo-duplo, e deverá ser o primeiro de muitos, este foi conseguido em apenas três períodos, e ajudou a que se se tornasse o primeiro jogador a fazê-lo na estreia por uma equipa desde 1995.

Brodie, como é conhecido Russel, teve 21 pontos, 11 ressaltos e 15 assistências. No entanto, os Wizards perderam para os 76ers por 113 a 107.

Nos Philadelphia, o destaque foi Joel Embiid, com 29 pontos e 14 ressaltos, mais uma vez foi a estrela do lado dos 76rs que estão a jogar muito bem, com muita troca de bola e foram das melhores equipas neste começo.

Os Orlando Magic começaram a temporada regular da NBA com o pé direito. Sob o comando do pivô Evan Fournier, a equipa venceu os Miami Heat por 113 a 107.

O francês de 28 anos foi peça fundamental no duelo marcando 25 pontos e conseguindo ainda quatro assistências. Já Aaron Gordon conseguiu 20 pontos neste duelo.

Destaque também para Nikola Vucevic, que saiu da partida com um duplo-duplo, ao marcar 15 pontos e ao conseguir ainda 11 ressaltos.

Apesar da derrota dos Miami Heat, Bam Adebayo mostrou que pode ser um dos líderes da franquia na temporada, novamente mostrou o líder que é.

Num jogo fantástico de Trae Young, os Atlanta Hawks massacraram os Chicago Bulls e venceram por 124 a 104. Foi um horrível jogo dos Bulls, esta defesa dos Bulls parece um passador. Young esteve muito inspirado e foi o maior pontuador da partida com uns incríveis 37 pontos tendo ainda conseguido sete assistências e seis ressaltos.

O jogo ficou marcado pela boa conexão entre Trae e o John Collins, que saiu da partida com 14 pontos. Bogdan Bogdanovic também foi fundamental para a vitória ao conseguir 15 pontos no jogo.

Os Grizzlies perderam com os Spurs mesmo com um Ja Morant formidável, ele que teve uma estreia e tanto pelos Memphis Grizzlies na temporada regular, tendo conseguido uns incríveis 44 pontos e ainda nove assistências. Ainda assim não foi o suficiente para a equipa de Tennessee que perdeu para os San Antonio Spurs por 131-119.

A partida foi marcada pelo excelente jogo coletivo da equipa do Texas, com este coletivo podem sonhar. Destaco DeMar DeRozan, com 28 pontos, nove ressaltos e nove assistências nesta partida e ainda para Dejounte Murray, que marcou 21 pontos e realizou uma boa exibição.

Os Timberwolves venceram os Pistons em mais uma noite onde o jogo coletivo prevaleceu e foi o diferencial. Os Minnesota Timberwolves venceram os Detroit Pistons por 111-101 na estreia das duas equipas na temporada regular da NBA. De destacar a prestação de Malik Beasley, o maior pontuador da partida com 23 pontos. Karl-Anthony Towns também se mostrou em grande forma e saiu do confronto com um duplo-duplo, ou seja, 22 pontos e 11 ressaltos, ele que disse que morreu com a partida da sua mãe e dos outros 6 familiares, nota-se que não está bem. Mesmo assim jogou bem, mas a questão psicológica pesa e ele precisa antes de tudo de se tentar recompor o mais possível.

Apesar da derrota dos Pistons, vale destacar a boa partida de Josh Jackson que conseguiu 19 pontos. Tivemos vários outros bons jogos, eu destaco estes, mas a NBA está em alta não percam, vale muito a pena cada jogo e parece que as equipas vêm com tudo para ser uma época inesquecível.

Por esta semana foi tudo, foi o nosso último artigo do ano, a nossa última semana das modalidades. Espero que todos tenham uma ótima passagem de ano e que comecem com o pé direito. Um obrigado a quem lê e vê o programa.

Até para o ano para mais fins de semana a dar toda a voz às modalidades. Muito obrigado 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *