Errata: As heranças: Os plantéis do Sporting, de Soares Franco a Rúben Amorim

Ocorreu-me após ter escrito o artigo, que o Transfermarkt poderá ter feito uma actualização com a desvalorização do Coronavírus, algo que acabei por verificar.

Como tal, e tentando ser justo, visto que a paragem devido ao COVID-19 não foi decisão de Varandas, decidi oferecer um contraditório, com o último valor que cada jogador tinha.

Os números seriam:

Total – 106.5M / Média – 4.6M / Onze Mais Valioso – 76.5M

Obviamente que isso não coloca em causa absolutamente nada do que se concluiu acerca da herança leve que Varandas recebeu, visto que continua a ter herdado um plantel muitíssimo mais valioso do que todos os outros presidentes.

Quanto ao tal exercício de herança futura, com este ajuste, o 11 mais valioso ultrapassa o 11 mais valioso que Soares Franco herdou, mas mantém-se mais baixo do que o 11 que Godinho Lopes deixou para Bruno de Carvalho.

No caso do valor médio por jogador, sobe para 4.6, superior ao que Cintra herdou (muito devido a ter sido o único que não herdou um plantel já com os excedentários devidamente colocados), tendo um valor semelhante ao que Dias da Cunha e Godinho Lopes deixaram para os seus sucessores.

No valor total, ultrapassa Soares Franco, ultrapassando por uns míseros 2M (1.8%), o plantel que Godinho deixou.

De qualquer modo, não só isso nada altera no valor do plantel que Varandas herdou ser muitíssimo superior ao de qualquer outro, como (ainda que não tão trágico), continua a colocar o plantel que Varandas deixaria, taco a taco com o plantel que Cintra encontrou devastado por rescisões dos jogadores mais valiosos, e por construir, e, em todos os parâmetros, abaixo do patético plantel que JEB deixou para Godinho Lopes.

Aliás, em quase tudo, ficaria com valores semelhantes aos que Godinho Lopes deixou (106.5 para 104.5 no total, 4.6 para 4.5 na média e 76.5 para 78.6 no 11 mais valioso).

No entanto, ainda que a culpa da pandemia não seja de Varandas, a desvalorização é real, e o quem herdasse o plantel, herdaria, de facto, um plantel avaliado com aqueles valores.

E, lembre-se, isso em nada altera o propósito da análise: de acordo com o Transfermarkt, nenhum presidente teve uma herança tão boa como Varandas (com uma gigante distância).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *