O Espartano https://espartano.pt Tue, 20 Apr 2021 23:04:23 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.5.3 https://espartano.pt/wp-content/uploads/cropped-favicon-1-32x32.png O Espartano https://espartano.pt 32 32 FC Farense vs Sporting, 2020/2021, Análise https://espartano.pt/fc-farense-vs-sporting-2020-2021-analise/ https://espartano.pt/fc-farense-vs-sporting-2020-2021-analise/#respond Tue, 20 Apr 2021 23:03:36 +0000 https://espartano.pt/?p=1947 Subscrevam aqui para mais conteúdos

The post FC Farense vs Sporting, 2020/2021, Análise appeared first on O Espartano.

]]>

Subscrevam aqui para mais conteúdos

The post FC Farense vs Sporting, 2020/2021, Análise appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/fc-farense-vs-sporting-2020-2021-analise/feed/ 0
A diferença entre o Sporting e a Sporting, SAD https://espartano.pt/a-diferenca-entre-o-sporting-e-a-sporting-sad-o-espartano/ https://espartano.pt/a-diferenca-entre-o-sporting-e-a-sporting-sad-o-espartano/#respond Wed, 14 Apr 2021 00:34:25 +0000 https://espartano.pt/?p=1945 É notório que existe alguma dificuldade dentro da família leonina em compreender as diferenças entre...

The post A diferença entre o Sporting e a Sporting, SAD appeared first on O Espartano.

]]>
É notório que existe alguma dificuldade dentro da família leonina em compreender as diferenças entre o Sporting Clube de Portugal e a Sporting Clube de Portugal, SAD.

Por ter estado presente em diversas das últimas assembleias gerais do clube, tornou-se evidente que para além de temas que são trazidos por parte dos sócios, que são fora de âmbito do tema da própria assembleia, a grande maioria das intervenções nas assembleias do clube são associadas a temas que estão sob a alçada da SAD.

O que afinal distingue o Clube da SAD?

A SAD apenas enquadra assuntos relacionados com a modalidade de Futebol, enquanto que todas as outras modalidades estão associadas ao Clube. No entanto, mesmo dentro do Futebol, apenas são pertencentes à Sporting, SAD, o futebol profissional masculino e feminino, como também os escalões que têm acordo de formação, neste caso a partir do escalão de sub-15, quer em masculinos, quer em femininos, o que significa que os escalões mais jovens de infantis, benjamins, traquinas e petizes também pertencem ao Clube.

Quais os escalões que pertencem à SAD?

  • Seniores
  • Sub-23
  • Sub-19 (Juniores)
  • Sub-17 (Juvenis)
  • Sub-15 (Iniciados)

Os jogadores a partir dos 14 anos já podem assinar contrato de formação e a a partir dos 16 anos já podem assinar contrato profissional, ainda que estejam a competir nos respetivos escalões de formação.

Porque é importante sabermos a distinção entre Clube e SAD?

Existem dois momentos anuais em que os Sportinguistas são chamados para assembleias gerais ordinárias. Até 30 de Junho, ocorre anualmente a assembleia geral para aprovação do orçamento do Clube referente à época seguinte e até 30 de setembro ocorre a assembleia para a aprovação de contas e apresentação do R&C referente à época que terminou.

Ainda que os sócios do Sporting Clube de Portugal sejam representados pelo Conselho Diretivo na SAD, uma vez que os elegemos com essa possibilidade, o falar de assuntos da SAD numa assembleia do Clube, demonstra que existe falta de preparação dos Sócios para o que consta nos documentos que vão ser submetidos a aprovação e que as votações acabam por ser ao sabor do vento da performance desportiva do Futebol que pertence à SAD e não ao Clube.

The post A diferença entre o Sporting e a Sporting, SAD appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/a-diferenca-entre-o-sporting-e-a-sporting-sad-o-espartano/feed/ 0
Sporting vs Famalicão 2020/2021, Análise https://espartano.pt/sporting-vs-famalicao-2020-2021-analise-o-espartano/ https://espartano.pt/sporting-vs-famalicao-2020-2021-analise-o-espartano/#respond Tue, 13 Apr 2021 23:40:11 +0000 https://espartano.pt/?p=1942 Subscreva aqui para ver mais conteúdos

The post Sporting vs Famalicão 2020/2021, Análise appeared first on O Espartano.

]]>

Subscreva aqui para ver mais conteúdos

The post Sporting vs Famalicão 2020/2021, Análise appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/sporting-vs-famalicao-2020-2021-analise-o-espartano/feed/ 0
E tu, sabes o que é ser do Sporting? https://espartano.pt/e-tu-sabes-o-que-e-ser-do-sporting/ https://espartano.pt/e-tu-sabes-o-que-e-ser-do-sporting/#respond Sun, 11 Apr 2021 00:00:00 +0000 https://espartano.pt/?p=1937 No passado fim-de-semana, a equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal foi travada...

The post E tu, sabes o que é ser do Sporting? appeared first on O Espartano.

]]>
No passado fim-de-semana, a equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal foi travada em Moreira de Cónegos, cedendo um empate já nos últimos momentos do jogo à equipa local.

Se um empate é um resultado perfeitamente normal numa maratona como a que é a disputa de um campeonato profissional de futebol, aquilo de que o Sporting foi alvo só é normal em Portugal e na Liga Nos: dois golos invalidados apesar de serem completamente regulares, ou seja, o resultado desse jogo não foi fortuito, mas sim obra do tal “sistema” que tanto tenho vindo a falar e a alertar para os seus “tentáculos” e “chamas”.

Contudo, este empate veio revelar, uma vez mais, a fragilidade emocional de alguns Sportinguistas, o que a todos nos deve não só entristecer, mas também preocupar pois tem de partir em primeiro lugar dos Sócios e Adeptos do Clube a estabilidade de que qualquer equipa e clube necessita.

Assumo estupefação aquando do final do jogo em ter assistido a alguns comentários nas redes sociais onde se, por um lado, a culpa não morria solteira e ou era de Rúben Amorim ou dos próprios jogadores, por outro lado já se começava a demonstrar alguma inquietação pelo resultado obtido.

Permitam-me as seguintes questões:

  • Quem é que está em 1.º lugar? O Sporting Clube de Portugal!
  • Quem é que tem uma distância de 8 pontos para o 2.º classificado? O Sporting Clube de Portugal!
  • Qual é a única equipa invicta em Portugal? O Sporting Clube de Portugal!
  • Quem é que tem de estar inquieto e receoso? Os nossos rivais, não o Sporting e não os Sportinguistas!

Sejamos sinceros, alguém esperava no início desta época semelhante prestação à que estamos a ter não só no futebol, mas em todas as modalidades?!? Então reflitamos também, pois se aos jogadores exigimos raça, lealdade, entrega e amor à camisola, o que nos deve ser exigido a nós na qualidade de Sportinguistas?!

  • Devemos acreditar até ao fim? SEMPRE!
  • Devemos apoiar nos empates, derrotas e em todos os momentos mais difíceis? SEMPRE!
  • Devemos demonstrar sempre incondicional apoio às nossas Equipas? SEMPRE!

Orgulhemo-nos destes jogadores, orgulhemo-nos desta Equipa Técnica liderada por Rúben Amorim. Orgulhemo-nos do Sporting Clube de Portugal e saboreiem e vivam este momento fantástico que todos estamos a assistir.

Acredito nesta Equipa até ao fim. Acredito no Adán, no Coates, no Palhinha, acredito em todos sem excepção porque são eles que estão a devolver ao Leão rampante a glória e a alegria.

Para terminar, recordar que a culpa não foi dos jogadores nem do Rúben Amorim. A culpa foi de uma entrada assassina sobre o Nuno Mendes que nem para amarelo foi e de dois golos regulares invalidados… a isto denomina-se de “Sistema” e ele está aí para nos afrontar se não estivermos unidos e coesos em torno do Sporting Clube de Portugal!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

Para mais trabalhos de Joaquim Guimarães da Costa, clique aqui

Fonte da imagem de destaque:https://maisfutebol.iol.pt/videos-liga/farense/video-o-penalti-que-deu-o-triunfo-ao-sporting

The post E tu, sabes o que é ser do Sporting? appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/e-tu-sabes-o-que-e-ser-do-sporting/feed/ 0
Balanço das provas europeias das modalidades 2020/2021 https://espartano.pt/balanco-das-provas-europeias-das-modalidades-2020-2021/ https://espartano.pt/balanco-das-provas-europeias-das-modalidades-2020-2021/#respond Wed, 07 Apr 2021 22:56:59 +0000 https://espartano.pt/?p=1928 Neste balanço das provas europeias constam os principais desempenhos das principais modalidades do Sporting Clube...

The post Balanço das provas europeias das modalidades 2020/2021 appeared first on O Espartano.

]]>

Neste balanço das provas europeias constam os principais desempenhos das principais modalidades do Sporting Clube de Portugal, com a informação da prestação do clube na época 2020/2021.

Modalidades de Pavilhão

ANDEBOL

Esta época o apuramento para a Liga dos Campeões de Andebol funcionou por candidatura. Como equipa que só nos últimos anos participou na competição, ficámos de fora das escolhas para a competição que disputámos nas últimas épocas.

Depois de não ter sido aceite a nossa candidatura para a Liga dos Campeões de Andebol, o Sporting teve de defrontar uma pré-eliminatória que nos permitiu alcançar a Liga Europeia, antiga Taça EHF. Cada grupo contou com 6 equipas e os primeiros quatro classificados apuravam-se para os 1/8 de final da competição.

O Sporting ficou em 4º lugar no grupo B, com 5 vitórias e 5 derrotas, o que permitiu ultrapassar a fase de grupos e ter alcançado os 1/8 de final da competição. Nos 1/8 de final, o Sporting defrontou o vencedor do grupo A, o Wisla Plock. Apesar da derrota por 4 golos no jogo da 1ª mão, no Pavilhão João Rocha (25-29), fizemos um excelente jogo na Polónia e vencemos por 3 golos, (25-28), ainda que insuficiente, podemos dizer que “caímos de pé”.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em EHF European League Men – Latest News and Results | EHF (eurohandball.com)

BASQUETEBOL

Paricipámos no Playoff de acesso à Liga dos Campeões da FIBA por sermos a equipa que se encontrava com a melhor classificação na época anterior, quando a competição foi suspensa devido à pandemia.

Vencemos o primeiro jogo, o Fribourg Olympic (84-78), mas no jogo seguinte fomos derrotados pelo Igokea por (64-70).  Após derrota nesta fase de playoff que foi disputada na Bulgária, automaticamente ficámos inseridos na FIBA Europe Cup. Esta competição que iniciou a 26 de janeiro.

Ficámos inserido no grupo C e esta fase da competição foi disputada na Polónia em Wloclawek.

A contratação de Micah Downs no mercado de inverno foi reveladora na aposta nesta competição, no entanto, o Sporting saiu derrotado nos 3 jogos realizados. Frente ao Ness Ziona (Israel) perdemos por (81-86), contra o Klub Sportowy Stal Ostrów Wielkopolski, conhecido simplesmente por BM Slam Stal por motivos de patrocinadores, fomos derrotados por (83-85) e diante do Szolnoki Olajbányász (Hungria), a derrota foi por (67-78).

Neste primeiro ano nas competições europeias da modalidade, mostrámos que ainda estávamos verdinhos e esperamos dar uma resposta diferente já no próximo ano.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em FIBA Europe Cup 2020-21 – FIBA.basketball

FUTSAL

Este ano o Futsal tem um novo formato, deixando de existir a habitual ronda de Elite antes da Final Four. Nesta época todos os jogos são a eliminar, apenas uma mão até a uma Final 8 que será nos mesmos moldes.

Deixámos de ser os atuais Campeões Europeus, uma vez que houve continuidade da prova que foi suspensa devido à pandemia e o Barcelona sagou-se o novo campeão europeu no início da época.

No dia 16 de janeiro, o Sporting venceu o Gentofte (DEN), no pavilhão João Rocha, uma vitória de 12-1 que foi o resultado com a a maior diferença de golos nesta eliminatória.

Nos oitavos de final defrontámos o Chrudim (CZE) da República Checa. Este jogo que também foi realizado no pavilhão João Rocha vencemos por 5-1. Com esta vitória garantimos o lugar na Final Eight.

O jogo dos 1/4 de final da prova que se vai realizar entre 28 de abril e 3 de maio em Zagreb (Croácia), o Sporting vai defrontar os russos do KPRF. Boa sorte, Leões!

Agenda:

Sporting – KPRF (29 de abril – 19:00)

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em Futsal Champions League | UEFA.com

HÓQUEI EM PATINS

Contrariamente ao Futsal, continuamos a ser Campeões da Europa de Hóquei em Patins. A Liga Europeia da época anterior foi suspensa e não retomou.

Esta época realizou-se o sorteio de grupos da Liga Europeia, no entanto a prova foi dada como suspensa, sem se ter realizado qualquer partida. É possível que a competição se realize noutro formato, no entanto não existem ainda informações sobre a retoma.

A World Skate Europe, responsável pela organização da prova, já anunciou que a prova se iria realizar noutro formato. Apenas houve 9 inscrições de equipas para participar na prova, 5 equipas portuguesas e 4 espanholas.

Nesta prova que se vai disputar entre 9 e 11 de abril, no pavilhão do Luso em Aveiro, o Sporting irá realizar apenas duas partidas, frente ao Réus de Espanha e frente à Oliveirense. O 1º classificado do grupo e o melhor 2º classificado, de entre os três grupos apuram-se para a final four que se vai realizar a 15 e 16 de maio.

Agenda:

Sporting – Réus (9 de abril – 17:00)

Sporting – Oliveirense (11 de abril – 17:00)

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em WSEurope-RinkHockey | Official Site | www.wseurope-rinkhockey.org (wseurope-rinkhockey.org)

VOLEIBOL

Na época passada estávamos nas 1/2 finais da Challenge Cup, quando a competição foi suspensa devido à pandemia. A competição não voltou a retomar

Esta época, em novembro, o Sporting afastou o Giesen, equipa alemã, nos 1/16 de final da prova. Com o apuramento nesta eliminatória, deslocámo-nos até à Ucrânia para disputar a final eight. Fomos derrotados por (1-3) frente ao Prague, o que nos impediu de alcançar as semifinais que tinham alcançado nas duas últimas edições e por isso ficámos aquém das expetativas.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em EuroVolleyTV | European Volleyball LIVE & On Demand

Outras Modalidades

ATLETISMO

Por 2020 se tratar um ano de Jogos Olímpicos, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato e pista ao ar livre já não fizeram parte da calendarização de provas da época anterior. A equipa feminina de atletismo do Sporting Clube de Portugal ainda é bicampeã europeia de corta-mato e vice-campeã europeia de pista ao ar livre.

Só na próxima época é expetável as provas europeias de clubes retomarem a sua calendarização.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em European Athletics (european-athletics.com)

GOALBALL

Esta modalidade paralímpica, na qual o Sporting se distingue, somos ainda bicampeões europeus em masculinos e campeões europeus em feminino. A continuidade das provas referentes aos anos anteriores estavam agendadas para dia 16 de dezembro, mas, entretanto, a prova foi cancelada.

Está prevista a realização da fase final da prova apenas para Setembro, quer em masculinos, quer em femininos e será realizada em Portugal, no pavilhão de Odivelas.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em Calendar – Calendar – IBSA (ibsasport.org)

JUDO

Com a pandemia, não se realizou a Liga dos Campeões de Clubes e isso faz com que o Sporting seja atualmente o bicampeão da Europa. Esperemos que depois de um ano de realização de Jogos Olímpicos, a prova possa retomar à normalidade já na próxima época, caso a pandemia assim o permita.

Em relação a provas individuais no decorrer deste mês de Abril, entre os dias 16 e 18, vai decorrer em Lisboa, o Campeonato Europeu de Judo.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em Home – European Judo Union (eju.net)

TÉNIS DE MESA

A Liga dos Campões de Ténis de Mesa este ano, devido aos efeitos da pandemia, foi disputada na Rússia.

O grupo em que participámos contou com a apenas 3 equipas, ao contrário dos restantes grupos que tinham 4 equipas. Qualificavam-se 2 para os quartos de final e o Sporting foi uma delas. No entanto, acabou por ser eliminado nos quartos de final. Fomos derrotados pelo Borrusia Dusseldorf por (1-3), equipa alemã que se sagrou a campeã europeia.

As informações sobre esta prova podem ser consultadas em ETTU.org – Participants

Para mais trabalhos de Nuno Almeida, clique aqui

The post Balanço das provas europeias das modalidades 2020/2021 appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/balanco-das-provas-europeias-das-modalidades-2020-2021/feed/ 0
Moreirense vs Sporting 2020/2021, Análise https://espartano.pt/moreirense-vs-sporting-2020-2021-analise-o-espartano/ https://espartano.pt/moreirense-vs-sporting-2020-2021-analise-o-espartano/#respond Tue, 06 Apr 2021 23:21:52 +0000 https://espartano.pt/?p=1925 Subscreva aqui para mais conteúdos

The post Moreirense vs Sporting 2020/2021, Análise appeared first on O Espartano.

]]>

Subscreva aqui para mais conteúdos

The post Moreirense vs Sporting 2020/2021, Análise appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/moreirense-vs-sporting-2020-2021-analise-o-espartano/feed/ 0
Um Capitão à Sporting https://espartano.pt/um-capitao-a-sporting/ https://espartano.pt/um-capitao-a-sporting/#respond Wed, 31 Mar 2021 22:41:41 +0000 https://espartano.pt/?p=1855 Subscrevam aqui para mais conteúdos

The post Um Capitão à Sporting appeared first on O Espartano.

]]>

Subscrevam aqui para mais conteúdos

The post Um Capitão à Sporting appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/um-capitao-a-sporting/feed/ 0
Heranças passadas? O Sporting é futuro e não passado! https://espartano.pt/herancas-passadas-o-sporting-e-futuro-e-nao-passado/ https://espartano.pt/herancas-passadas-o-sporting-e-futuro-e-nao-passado/#respond Mon, 29 Mar 2021 08:55:00 +0000 https://espartano.pt/?p=1837 Em entrevista ao jornal desportivo A Bola da semana passada, li com a devida atenção...

The post Heranças passadas? O Sporting é futuro e não passado! appeared first on O Espartano.

]]>
Em entrevista ao jornal desportivo A Bola da semana passada, li com a devida atenção a entrevista que André Bernardo, Administrador da Sporting SAD, deu a esse jornal, replicando-se parte do conteúdo da mesma no Jornal Sporting dessa mesma semana.

Quando julgava que André Bernardo aproveitaria o seu espaço de antena no jornal A Bola e no Jornal Sporting para fazer um exercício, natural, não só de memória (para os convenientemente mais esquecidos) da época fantástica que o Sporting Clube de Portugal está a fazer transversalmente em todas as modalidades, de apresentação dos projectos futuros planeados para o Clube, do patrocínio da Nike nos equipamentos do Clube já para a próxima época, do comportamento deplorável de Sérgio Conceição e Paulo Sérgio no encontro que pôs as suas respectivas equipas frente a frente, dar seguimento à excelente comunicação de Rúben Amorim no que à captação e retenção de talentos diz respeito ou até mesmo da convocatória dos nossos Leões para representarem as respectivas Seleções Nacionais, eis quando André Bernardo me surpreende ao vir manter o discurso já francamente desgastado da “herança passada”.

Num momento como o que os milhões de Sportinguistas vivem esta época, recordo ao André Bernardo que a última coisa que todos nós queremos saber é da alegada “herança passada”, desde logo pois temos conhecimento e inteligência para saber que ela de facto existiu, mas foi uma herança boa não só ao nível dos métodos como dos recursos deixado pelo anterior Conselho Directivo.

Contudo, mesmo que assim não fosse e, se de facto se verificasse uma “herança passada” trágica e perturbadora do presente e futuro do Sporting Clube de Portugal, caberia ao Conselho Directivo que se seguisse (no caso ao actual) levar a cabo todas as medidas e ações que lhe permitisse resolver e acabar com todos os impactos negativos dessa alegada “herança passada”, não defraudando os Sócios do Sporting Clube de Portugal pois, acima de tudo, foi para isso que foram eleitos: resolver os problemas do Sporting Clube de Portugal.

Se entendo a motivação e o propósito do André Bernardo, sei também que ele tem noção e inteligência para saber que o timing desse tipo de narrativa já passou há muito.

Aliás, apesar de desactualizado, aprende-se nos livros que, em termos políticos e numa fase inicial de mandato, pode o actual mandatário optar sempre pelo discurso, já ultrapassado, de desculpar parte do seu fracasso ou incapacidade com os insucessos e fracassos do seu antecessor, tendo todos nós o exemplo daquilo que os protagonistas políticos nacionais nos presenteiam diariamente: a culpa é sempre de quem já não está mas já esteve.

Contanto a sua eficácia, esse discurso goza de um período de aceitação o qual claramente já foi ultrapassado na realidade do Sporting Clube de Portugal.

Recordo, ninguém quer, nesta fase, saber das alegadas “heranças passadas” mas queremos todos sim que o Conselho Diretivo não se desculpe com os seus antecessores, mas sim apresente soluções e resultados para essa alegada “herança passada”, relevando assim até mais aos olhos dos Sócios, o seu bom trabalho.

Ao André Bernardo permito-me deixar o seguinte reparo: fica mal falar dos ex-namorados, André. Se algum dia eles foram namorados, foi porque alguma coisa lhes vimos e alguma coisa de bom eles nos fizeram e, no caso do Sporting Clube de Portugal, o ex-namorado foi escolhido por mais de 90% dos Sócios do Clube, ou seja André, eu, o André e a esmagadora maioria dos Sportinguistas quisemos o ex-namorado, pelo que nos fica mal “cuspir” no prato onde já todos andámos a “comer”.

Mais André, recordo que o Sporting Clube de Portugal está a fazer uma época de excelência, não só no futebol profissional como em todas as suas modalidades fruto, também, do trabalho desenvolvido pela sua Administração André. Ou acha que nós Sportinguistas, somos tolos e não sabemos reconhecer o mérito a quem o merece?

André, por último, quem está a liderar todo o desporto a nível nacional não se desculpa com os alegados insucessos do antecessor (que existiram), mas tem sim um discurso de conquista futura, desenvolvimento e crescimento sustentável, ou seja, de líder.

Apesar deste percalço comunicacional, desejo ao André Bernardo a continuação dos maiores sucessos profissionais pois os seus sucessos são os nossos sucessos e alegrias.

Saudações Leoninas

The post Heranças passadas? O Sporting é futuro e não passado! appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/herancas-passadas-o-sporting-e-futuro-e-nao-passado/feed/ 0
O Caso João Palhinha https://espartano.pt/o-caso-joao-palhinha/ https://espartano.pt/o-caso-joao-palhinha/#respond Fri, 26 Mar 2021 09:55:00 +0000 https://espartano.pt/?p=1831 A Injustiça do Amarelo mal mostrado O lance aconteceu na 15ª jornada do Campeonato. O...

The post O Caso João Palhinha appeared first on O Espartano.

]]>
A Injustiça do Amarelo mal mostrado

O lance aconteceu na 15ª jornada do Campeonato. O Sporting nesse jogo derrotou o Boavista por 2-0 no Estádio do Bessa. João Palhinha, que já tinha 4 amarelos, começou essa partida no banco. O Palhinha apenas entrou ao minuto 76 da partida quando substituiu o Nuno Santos e este jogo antecedia o derby contra o Benfica.

Ao minuto 80, quatro minutos depois de entrar na partida, o árbitro Fábio Veríssimo mostrou o cartão amarelo, por uma falta. Ainda que no meio-campo defensivo do Sporting, não foi um lance violento, nem se tratava de um lance de perigo iminente, até porque o adversário que sofreu a falta se deslocava com a bola de forma perpendicular à nossa baliza e no sentido da linha lateral. Existiam ainda outros jogadores perto da bola e como tal não seria um lance merecedor de cartão amarelo.

O Recurso apresentado junto do Conselho de Disciplina

O Conselho de Disciplina, através do comunicado nº238, fez saber que não iria despenalizar o jogador, contrariamente à decisão tomada nesse mesmo comunicado sobre um jogador do Grupo Desportivo de Chaves, que também em situação semelhante de amostragem errada da 5ª cartolina amarela, tinha sido pedida a despenalização da sanção disciplinar, que impossibilitaria o jogador Nuno Coelho, tal como João Palhinha de participar no seu próximo encontro.

No entanto, o jogador do Chaves viu retirado o seu 5º amarelo conforme indicado na imagem abaixo.

Já em relação ao João Palhinha, decidiram manter a atribuição do 5º cartão amarelo e respetiva sanção de suspensão correspondente.

O Recurso apresentado ao TAD e a decisão provisória do TCAS

Vendo-se impossibilitado da utilização do jogador João Palhinha, o Sporting, através do seu jogador, viu-se forçado a apresentar um recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto.

Devido a uma lacuna que existia nos regulamentos, deu entrada no TAD um recurso com a alegação que no processo de sanção o jogador teria direito ao contraditório, não tendo o mesmo sido escutado sobre a decisão de sanção tomada, foi apresentado o recurso.

Como o TAD não conseguiria dar uma resposta a tempo útil, o processo foi encaminhado para o Tribunal Central Administrativo do Sul, mas este encaminhamento terá sido feito pelo próprio TAD e não por parte de João Palhinha e da Sporting, SAD.

O TCAS decidiu julgar como procedente o recurso do Sporting, que também incluía a informação sobre o depoimento do próprio árbitro da partida, Fábio Veríssimo que no seu depoimento informou que teria mudado a sua decisão após revisão do lance com recurso às imagens, mas o CD tinha considerado que para este lance, o árbitro conseguiu analisar em toda a sua extensão, desconhecendo estes que o ser humano, não tem visão de 360º.

Neste caso, ficou suspensa a decisão de suspensão do atleta por parte do CD. O jogador acabou por participar no jogo frente ao Benfica na jornada seguinte, começou no banco e, curiosamente, Matheus Nunes, titular nesta partida e que ocupou a sua posição, acabou por ser o autor do golo, o que permitiu a vitória dos Leões, com um golo aos 92 minutos da partida, e que vitória saborosa que foi!

A Decisão do TAD

No dia 16 de março, o Tribunal Arbitral do Desporto também considerou como procedente o recurso que foi apresentado pelo contra o Conselho de Disciplina. O TAD considerou que o CD não deveria punir o jogador quando o próprio Fábio Veríssimo admitiu que mostrou o amarelo indevidamente no jogo do Bessa.

O Esclarecimento do TAD

No dia 23 de março, o TAD divulgou a sua interpretação, uma vez que o Conselho de Disciplina da Federação ficou com dúvidas sobre a decisão que tinha sido tomada.

“A revelação da interpretação da decisão arbitral divulgada pelo TAD foi que “resulta claríssimo, por tudo quando o Colégio Arbitral não disse e por tudo quanto o Colégio Arbitral disse, que não houve — nem podia haver — qualquer anulação do cartão amarelo exibido pelo árbitro Fábio Veríssimo ao Demandante [João Palhinha]”.

De acordo com o esclarecimento também “resulta claríssimo, isso sim, que o que o Colégio Arbitral decidiu foi que tal cartão amarelo — face ao teor da referida pronúncia formalmente solicitada ao árbitro Fábio Veríssimo e embora por este efetivamente exibido durante o jogo `sub judice` [em julgamento, frente ao Boavista] — não pode integrar a hipótese, a previsão, o `tatbestand`, a `facti species` [a aparência de facto] da norma sancionatória tipificada no artigo 164.º, n.º 7, do RDLPFP [Regulamento Disciplinar da Liga de clubes], não devendo, portanto, produzir quaisquer efeitos no âmbito desta mesma norma sancionatória”.

Com esta decisão favorável ao Palhinha e ao Sporting, o TAD, anulou o castigo de um jogo, mas confirmou a manutenção do cartão amarelo exibido a João Palhinha.

Recursos Pendentes

Depois desta decisão do TAD, o CD da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou que iria recorrer, como tem feito sempre que as decisões lhe são desfavoráveis, em recursos que podem passar, primeiro, pelo Tribunal Central Administrativo do Sul e, em último caso, pelo Supremo Tribunal de Justiça.

The post O Caso João Palhinha appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/o-caso-joao-palhinha/feed/ 0
Sporting vs Vitória Guimarães: O Sonho continua https://espartano.pt/sporting-vs-vitoria-guimaraes-o-sonho-continua-o-espartano-podcast/ https://espartano.pt/sporting-vs-vitoria-guimaraes-o-sonho-continua-o-espartano-podcast/#respond Tue, 23 Mar 2021 23:35:48 +0000 https://espartano.pt/?p=1824 Subscrevam aqui para mais conteúdos

The post Sporting vs Vitória Guimarães: O Sonho continua appeared first on O Espartano.

]]>

Subscrevam aqui para mais conteúdos

The post Sporting vs Vitória Guimarães: O Sonho continua appeared first on O Espartano.

]]>
https://espartano.pt/sporting-vs-vitoria-guimaraes-o-sonho-continua-o-espartano-podcast/feed/ 0