Joga bonito até de patins

Concluímos hoje os nossos três dias das modalidades no Espartano com o futebol feminino. Viajamos pelas seleções e por vários campeonatos e temos ainda o hóquei em patins com a atualidade nacional e internacional.

Futebol Feminino

Para começar este domingo vamos para o futebol feminino para falar de dois jogos que estavam atraso na liga Portuguesa. O primeiro deu vitória do Torreense em Ourém por 0-1 e o outro também foi uma vitória por 0-1 no jogo entre o Cadima e o Boavista.

Em Ourém, o Ouriense perdeu com o Torreense num jogo a contar para a primeira jornada na zona Sul. A equipa de Nuno Cristóvão somou mais uma vitória na sempre difícil deslocação ao Ribatejo.

Como esperado o jogo foi equilibrado, o Torreense foi melhor, mas só conseguiu chegar ao golo já na segunda-parte com um autogolo da Juliana Domingues ao minuto 63. Foi um bom jogo da Raquel Ferreira no meio campo do Torreense.

A jovem médio de 18 anos que estava na formação do Sporting tem assumido cada vez mais protagonismo.

No outro jogo, falamos de uma partida em atraso da quinta jornada na zona norte, o Boavista deslocou-se a Cantanhede para vencer o Cadima por 0-1. Tivemos mais um jogo equilibrado, o Boavista com jogadoras mais experientes acabou por conseguir o golo da vitória também já na segunda parte.

Lovera marcou o golo que ditou a vitória, a avançada estadunidense marcou o seu primeiro golo nesta temporada nas axadrezadas.

Seleções

Além destes jogos em atraso temos de falar claro das seleções, onde tivemos jogos de qualificação e alguns amigáveis que temos de destacar.

Portugal nesta paragem de seleções somou duas vitórias em dois jogos, com a qualificação para o Europeu de 2022 ao alcance.

Duas vitórias conseguidas com dois golos de duas leoas. No primeiro jogo no Restelo vencemos a seleção da Escócia por 1-0 com golo da Ana Borges.

Nesta partida as escocesas eram as favoritas, mas a realidade é que Portugal jogou melhor, esteve sempre por cima do jogo e o golo surgiu naturalmente por tudo o que a seleção portuguesa estava a fazer na partida, golo fruto de um excelente passe da Tatiana Pinto para a Ana Borges.

As escocesas reagiram e tentaram marcar, mas sempre que chegavam perto a Patrícia Morais mostrava-se, e na parte final do jogo fez várias boas defesas.

No jogo seguinte também no Restelo, vencemos a seleção da Albânia também por 1-0 com o golo a ser marcado pela Ana Capeta.

Neste jogo fomos muito mais dominadores, estivemos mais por cima e podíamos ter vencido de forma mais tranquila e com mais golos.

Do lado albanês a maior figura desta partida foi a guardiã Viona Rexhepi que defendeu quase tudo. Com estas vitórias, a nossa seleção passa a somar 16 pontos e fica mais perto de um lugar na fase final do Campeonato da Europa pela segunda vez consecutiva.

No que se refere à qualificação já temos várias seleções apuradas para o Europeu. Alemanha, Holanda, Suécia, Noruega, França, Dinamarca e a anfitriã Inglaterra já todas estão apuradas, restam então 9 lugares.

O Campeonato Europeu vai decorrer entre 6 e 31 de julho de 2022, sendo que se qualificam as líderes de cada grupo, bem como os três melhores segundos classificados. De seguida, os restantes segundos lugares irão disputar um play-off entre si para descobrir quem ocupará as últimas três vagas.

Nestes últimos jogos temos de destacar alguns, como o que ditou o apuramento da seleção Francesa que recebeu e venceu a Áustria por 3-0, depois disso venceram com ainda mais facilidade a seleção do Cazaquistão por 12-0, dois jogos e duas vitorias sem grandes problemas.

Katoto foi dos maiores destaques na seleção francesa, também a Elisa de Almeida a defesa-central lusodescendente é cada vez mais uma confirmação como uma das melhores defesas a jogar em França, uma vez que além dos bons jogos também conseguiu marcar frente as cazaques.

Nuutros jogos, destaco o empate entre a Dinamarca e a Itália, um 0-0 no jogo mais equilibrado destes últimos jogos na jornada europeia. Ligeira superioridade da seleção dinamarquesa, mas um bom jogo, grande equilíbrio, contrariamente ao contrário do jogo anterior em que as italianas perderam contra a Dinamarca por 1-3.

Destacar por fim a vitoria da Alemanha na Irlanda por 1-3. Vimos superioridade por parte das alemãs que ainda não perderam. O único golo da Irlanda foi o primeiro que as alemãs sofreram nesta qualificação. Tabea Waßmuth com 2 golos foi a maior figura desta vitória.

Tivemos também o amigável entre o Brasil e o Equador, que terminou com a vitória do Brasil por 8-0. As brasileiras entraram em grande, a seleção teme estado em crescendo e em rejuvenescimento, com Pia Sundhage a ser a grande responsável pelas melhorias nesta.

A qualidade existente é muita e não é nada desconhecida, mas dos dois jogos com o Equador, 6-0 e neste 8-0, neste último o Brasil foi ainda mais dominante. Debinha esteve em grande em grande, a Andressinha jogou muito bem e marcou ainda dois golos, ela que joga no Corinthians e que é das melhores jogadoras do Brasileirão.

Ludmila também se voltou a destacar, a jogadora do Atlético de Madrid não sabe jogar mal e brilhou neste amigável.

Destaco ainda a estreia da Giovana Queiroz pela seleção brasileira, ela que tem apenas 17 anos e joga no Barcelona e podia ter optado pela seleção espanhola, mas não o fez e Pia já a prepara para ser uma das próximas grandes referências da seleção brasileira.

Campeonatos

Para terminar a atualidade do futebol feminino falamos de vários campeonatos, começando pela final do Brasileirão, onde o Avaí e o Corinthians empataram no primeiro jogo 0 a 0.

Uma final inédita no brasil, a figura do Corinthians, Andressinha, passou pelo Avaí e o treinador Jorge Barcellos do Avaí, foi o responsável por várias jogadoras do Corinthians terem chegado à seleção.

O jogo em si foi do Corinthians, foram superiores e desperdiçaram muitas oportunidades, o Avaí tentou várias vezes, mas não conseguiu equilibrar o jogo. O Corinthians foi superior e tinha a experiência e qualidade da equipa que o favoreceram nesta partida.

O Corinthians deve a si este empate devido a todas as oportunidades falhadas. Este 0 a 0 deixa a grande decisão do campeão para o duelo de hoje, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Depois do Brasil, vamos a Inglaterra onde o Manchester United venceu o Aston Villa por 0-2, uma vitoria que permitiu as jogadoras de Manchester subirem à condição à liderança. O jogo do United foi muito superior e acabou por dominar esta partida com 2 golos, mas poderiam ter marcado mais. Foi um bom jogo da Heath mas a melhor em campo foi a Galton não só pelo golo mas pela boa exibição que realizou.

Este foi o jogo de abertura desta jornada em Inglaterra que vai ter hoje Arsenal, Chelsea e Manchester City em ação.

Em Itália tivemos apenas dois jogos, com a maioria dos jogos a realizar-se hoje.

Nos jogos que tivemos o Milan venceu a Fiorentina da nossa Claúdia Neto por 0-1, a Claúdia fez um bom jogo, realizou 88 minutos até ser substituída na busca da Fiorentina pelo empate. O golo do Milan foi da defesa Spinelli que se estreou a marcar esta temporada.

O outro jogo foi a derrota do Nápoles na receção à Juventus por 2-1. A Maria Alves marcou um golo e foi a melhor jogadora deste jogo. A brasileira destacou-se na Juve, não só com este bom golo que valeu a dianteira do resultado, mas também pela boa exibição que realizou.

O golo da vitória da Juve foi marcado pela Cristiana Girelli, ela que já leva 9 golos nesta temporada. Juventus ainda mais líder agora com 27 pontos, fruto das 9 vitorias em 9 jogos. O Milan está em segundo com 24 pontos, e Sassuolo que joga hoje em Bari segue em terceiro com 19 pontos com a possibilidade de se aproximarem às duas equipas da frente.

Para terminar falamos da Liga Espanhola, que, ao contrário das duas anteriores, já tem quase todos os jogos desta jornada realizados.

O Barcelona segue líder e sem perder mesmo com jogos em atraso. Neste sábado atropelaram o Santa Teresa por 9-0.

Jogo sem história, as catalãs entraram muito mais fortes e mais uma vez venceram sem problemas. Lieke Martens jogou muito bem, a holandesa fez um belo hat-trick, mas a melhor jogadora nesta partida foi a Jenni Hermoso com um póquer que a tornou a melhor marcadora da história do Barcelona.

O Atlético de Madrid empatou a 3 em Bilbao, com este empate as madrilenas foram apanhadas pelas catalãs.

Ludmila chegou da seleção em grande e marcou um dos golos, a Sampedro também marcou um golo nas madrilenas. No lado das bascas a maior figura foi a Lúcia Garcia que marcou dois golos, os dois já nos últimos minutos do jogo, o último já no último minuto, para lá dos 94.

O Bilbao acabou por conseguir o empate muito pela qualidade da Lúcia Garcia e pelo recuar das madrilenas. Barcelona segue na liderança agora com 21 pontos os mesmos que o Atlético Madrid, mas as catalãs têm 7 jogos, menos 3 que o Atlético.

Hóquei em Patins

Depois de tantos bons jogos no futebol feminino passamos para a atualidade do hóquei em patins.

Iniciamos claro pelo Sporting que no masculino venceu o Sporting de Tomar por 1-4 em Tomar, a equipa de Nuno Lopes cria sempre problemas e neste jogo não foi diferente.

O resultado foi melhor que a exibição como várias vezes acontece, não temos problemas em jogar pior para vencer, aqui não foi diferente.

Soubemos sofrer e soubemos ganhar mesmo com alguns problemas. Os nabantinos sempre muito fortes no corredor central , Nuno Lopes coloca sempre as equipas a jogar assim, com uma grande concentração de jogadores na zona central. O Sporting soube entrar bem e conseguiu marcar cedo, um golo de João Souto que mal aconteceu levou Paulo Freitas a “puxar” a equipa para trás e a recuar em demasia.

O jogou tornou-se mais feio e menos agradável, duas equipas mais defensivas a não quererem correr riscos. Sporting esteve melhor, realmente não foi o jogo mais bem jogado, mas valeu um super Romero, sempre na garra e na luta a marcar 3 golos e a liderar o Sporting nesta vitória. Além dele de destacar o Platero que também ele vale por 2 ou 3 e em Tomar teve mais uma exibição de encher o olho.

Depois de Tomar fomos jogar e empatar com a Sanjoanense, empate que não devia ter acontecido.

A Sanjoanense fez o seu jogo, mas mais uma vez a exibição não foi boa por parte do Sporting, sem Verona sentimos ainda mais dificuldades e com alguns jogadores abaixo do normal acabámos por não conseguir vencer.

Mais uma vez o Sporting falhou 2 penaltis, teve muitos erros, deixando a nota artística longe. Este foi mais um jogo em que estivemos abaixo do habitual na nossa equipa, e perdemos pontos onde não seria esperado.

Paulo Freitas é um bom treinador, no que diz respeito à gestão de grupo ele é muito bom, mas o jogar à italiana nem sempre é aceitável para uma equipa com os jogadores como aqueles que o Sporting tem.

Neste jogo ainda se percebe menos como Verona fica de fora e como se aposta em tantos defesas.

Em outros jogos o Benfica com jogos adiados jogou apenas com o Barcelos, derrota para os encarnados num campo sempre complicado, nada que não fosse esperado. 3-2 para o Barcelos, mais um mau jogo do Benfica que mesmo com um dos melhores treinadores do mundo não consegue render e isso deve-se muito à dependência de Ordonez. Nicolia vai caindo de ano para ano e nesta altura são vários os jogadores que não têm rendimento, como o Vieirinha que tarda em aparecer, ou mesmo o Rampulla que é um jovem de muito futuro, mas que ainda não se conseguiu mostrar.

Com tudo isso, o Benfica vai sentindo dificuldades e como já se percebeu a equipa está em pior forma e com menos condições de chegar ao título.

Do lado do Barcelos está um dos melhores guarda-redes do mundo, o argentino Constantino Acevedo que se vai mostrando neste início de ano, não tardará para ser o melhor guardião argentino de sempre.

O Porto depois do empate com o Tomar viu o seu jogo com a Sanjoanense adiado, depois disso voltaram ao Ribatejo.

Vieram a Almeirim defrontar o Tigres, onde venceram por 4-8 com uma boa vitória. Quiseram acabar com algumas dúvidas e deu para ver um Porto bem diferente para melhor, principalmente em comparação com o que se viu no jogo de Tomar.

Os argentinos foram as figuras do Porto, Mena e Reinaldo Garcia marcaram 4 golos e foram de longe os melhores desta partida.

Neste momento na classificação lidera o Sporting com 30 pontos em 12 jogos, em segundo segue o Barcelos com 29 pontos e em terceiro segue a Oliveirense com 24 pontos.

No feminino o Sporting venceu a Zona Sul, tendo garantido este primeiro lugar e a passagem à próxima fase depois da vitória sobre o Campo de Ourique por 4-0. Mais uma vitória e mais um grande jogo da Ana Catarina Ferreira com 2 golos. Além da Ana Catarina Ferreira, a Margarida Florêncio não só jogou muito bem como marcou um golo.

A Rita Lopes também marcou, porque as gémeas Lopes não podiam deixar de marcar um golo, neste caso apenas a Rita.

O Sporting venceu esta primeira fase e passamos com a defesa menos batida muito pela muralha Claúdia Vicente e pelo muro Inês Caldeira, as nossas guarda-redes estão, tal como a equipa, em grande forma.

Além do Sporting e começando pela Zona Norte o Carvalhos venceu o Gulpilhares por 0-10. O mesmo Gulpilhares tinha perdido com a Académica da Feira três dias antes por 1-5.

No jogo com o Carvalhos a maior figura desse jogo foi a Teresa Morais com 4 dos 10 golos. Na outra derrota do Gulpilhares a maior figura da Feira foi a Joana Teixeira com 2 golos.

O Académica da Feira está em primeiro com 27 pontos tendo já feito os 10 jogos e já tendo garantido a passagem, em segundo está o Carvalhos com 24 pontos em 9 jogos.

Na zona centro a Sanjoanense venceu o CENAP por 1-5, mais um bom jogo da Marega com 2 golos. O Académica de Coimbra lidera com 21 pontos em 8 jogos, e o segundo lugar vai a Sanjoanense com os mesmos 21 pontos nos mesmos 8 jogos.

Na zona Sul o Sporting venceu com 27 pontos, os mesmos que o Benfica. Nos jogos na Zona Sul além do Sporting, o Benfica venceu o Tojal por 0-12, onde mais uma vez Marlene Sousa brilhou, desta vez com 7 golos. Além da Marlene a Maca e a Catarina Pedro voltaram a estar muito bem.

No outro jogo o Vilafranquense venceu o Stuart por 6-4 e subiram assim a terceiro, nesta vitória das ribatejanas a Rita Batista esteve em grande e além dela a Beatriz Alves marcou ainda 3 golos.

Para finalizar o Hóquei vamos para a atualidade internacional.

Começando por Espanha onde na semana passada o Réus atropelou o Mataró por 10-2. Este Réus com o Marin em grande forma segue imparável.

O Barça a semana passada sentiu dificuldades, mas venceu o Lleida por 4-5, com os portugueses sempre em destaque.

Já nesta jornada já tivemos o Liceo a vencer o Girona por 4-1. Jordi Adroher e Marc Grau foram os melhores em campo no Liceo. Adroher esteve novamente imparável, não acho que ele tenha feito um jogo mau este ano até ao momento, faz falta ao Benfica e no Liceo foi um empurrão para esta equipa passar a jogar o dobro.

Nesta altura o Liceo lidera com 30 pontos, o Barça segue em segundo com 25 e em terceiro está o Réus com 23 pontos.

Em Itália o Sarzana venceu o Trissino dos lusos por 1-4. Galbas foi a figura com 3 golos. Do lado do Trissino, nem o Caio nem o Mustang conseguiram levar a equipa a um resultado melhor.

O Valdagno também venceu por 4-1 o Scandiano com o Manuel Mir em grande destaque pelos dois golos e pelo grande jogo.

Nesta altura em Itália o Sarzana segue na liderança com 15 pontos, em segundo o Valdagno com 13 e em terceiro o Lodi com 12 pontos, o Lodi que perdeu neste sábado com o Forte por 4-3, onde o Forte apareceu muito bem e levou a melhor sobre o Lodi. Marti Casas a maior figura do Forte, Jordi Mendez a maior figura do Lodi.

No feminino vamos até Espanha para falar do grupo A onde o Telecable venceu o Girona por 3-5.

Nuria Obeso marcou dois golos e foi a maior figura desta partida. Alba Romaguera do Girona voltou a estar muito bem. Marcou 2 golos e mesmo que derrotada voltou a ser a maior figura da equipa do Girona.

Ainda neste grupo A, as líderes do Cerdanyola venceram o Las Rozas por 0-3 com. Noelle Paredes esteve em enorme destaque com mais uma exibição de luxo e dois golos.

Cerdanyola lidera com 28 pontos este grupo A, em segundo segue o Manlleu com 24 pontos em 8 jogos, em terceiro segue o Telecable com 19 pontos em 9 jogos.

No Grupo B, todos os jogos foram realizados neste sábado.

O Plegamans voltou a vencer sem problemas por 7-0 o Vilanova, num jogo onde se destacaram duas enormes jogadoras com 3 golos cada: a Alna Florenza e a Berta Busquets.

Temos ainda o Voltregà que também venceu sem problemas o Igualada por 6-0 com a Motxa em maior destaque nesta partida com 2 golos.

Neste grupo B o Plegamans segue na liderança com 26 pontos em 10 jogos e em segundo segue o Voltregà com menos um ponto.

Muito obrigado a todos, terminam estes 3 dias de modalidades aqui no Espartano.

Mais uma semana em que fomos à atualidade de várias modalidades e demos voz a estas que muitas das vezes são esquecidas.

Obrigado a todos os que leram os artigos e a quem viu o programa. Não percam o novo vídeo de gaming no canal do Espartano, sigam no Twitter e no Facebook o Espartano e não percam nenhuma novidade.

Obrigado a todos, até para a semana, para mais um fim de semana desportivo a dar voz às modalidades. Espero que se cuidem e que todos estejam o melhor possível e que tenham um ótimo domingo desportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *