O derby das decisões

Com o Sporting a ver o Braga a 3 pontos de distância e com o confronto direto favorável, o derby vai ser fundamental para não ficar dependente de outro resultado.

Bem sabemos que esta equipa do Benfica já demonstrou o quão débil é, contudo, temos uma equipa muito jovem, o que traz alguma falta de experiência em alguns momentos importantes do jogo, como na decisão e na própria finalização.

Em contrapartida, o Benfica é uma equipa sem pressões, já tem o lugar assegurado e já olha para a próxima época. Este jogo vai fundamentalmente ser mais um teste de fogo para os nossos jogadores mais jovens e para o treinador perceber com quem pode contar para a próxima época.

O árbitro da partida será, pela primeira vez em derbies, Fábio Veríssimo, pois dos principais árbitros de derbies um está regularmente no VAR (Artur Soares Dias) e Jorge Sousa vai acabar a sua carreira no Porto vs Braga.

O Braga irá jogar no Dragão à mesma hora que nós, 21:15, jogo que obviamente todos estaremos atentos para ver qual o nosso desfecho esta época. Espera-se que o FC Porto ganhe, pois o Braga está numa fase muito instável, enquanto que o FC Porto já está mais aliviado por ter o lugar também assegurado e o campeonato vencido.

Passando agora para a análise estatística:

CONFRONTO DIRETO:

Fonte: Alvalade em casa

Como se pode observar, o Sporting tem 32 golos sofridos e 48 marcados, um saldo de 16, enquanto o Benfica tem 69 marcados, 25 sofridos e um saldo de 44.

Fonte: Alvalade em casa

Os jogos na Luz têm sido bastante desequilibrados. O histórico geral, dados de Janeiro de 2000, é bastante mais favorável ao Benfica do que ao Sporting.

Mas indo ao histórico de jogos no estádio da Luz:

Fonte: Futebol365.pt

Para dados do mesmo período de tempo, temos 9 vitórias do Benfica, isto dados para o campeonato, contra 4 vitórias para o Sporting e ainda 7 partidas em que não houve nenhum vencedor (20 partidas). Hoje poderá ser a nossa vitória número 5, o empate número 8 ou a derrota número 10.
Passando agora à parte dos últimos jogos de ambas equipas:

Fonte: Alvalade em casa

Ambas as equipas apresentam jogos com resultados parecidos. Nos últimos 5 jogos, Benfica perde na Madeira, empata com o Famalicão, que nesse jogo merecia perder, não fossem os escassos 2 minutos de compensação, e ganhou por 3 encontros frente a Boavista, Vitória SC e Aves.

Já o Sporting vem de um empate caseiro frente ao Setúbal, um jogo de muitas dificuldades da nossa equipa frente a um bloco não baixo, mas baixíssimo, uma característica das equipas de Vidigal e lá conseguiram o ponto que, infelizmente, lhes pode dar a manutenção. Também empatámos em Moreira de Cónegos e ganhámos a Gil Vicente e Santa Clara e perdemos no Dragão.

Esta época mudámos por várias vezes o treinador, mas não conseguimos ganhar jogos contra os grandes de Portugal, só ganhámos ao Braga em Alvalade na primeira volta.

Estatísticas do Sporting após o jogo do dragão e o de Alvalade frente ao Setúbal:

Fonte: Alvalade em casa

Daqui temos mais 2 golos sofridos e menos média de pontos, pois tivemos 1 derrota e 1 empate. Mais 2 jogos realizados, os golos marcados mantêm-se da antevisão do Porto e a média de golos sofridos aumentou.

Fonte: Alvalade em casa

Continuamos com as estatísticas de mais golos na primeira parte, fruto do que já foi referido pelo nosso treinador, a ansiedade de marcar para poder controlar mais o jogo.

Fonte: Alvalade em casa

Temos 17 jogos em casa e 16 fora. Ganhámos em casa o dobro do que fora, empatámos o quinto e quase temos as mesmas derrotas. Noutros anos, a nossa casa estava só com vitórias e uma ou duas derrotas.

Fonte: Alvalade em casa

Se marcarmos 2 golos ao Benfica, o que acho muito difícil, igualamos os golos de fora aos de casa. Mais uma vez, marcamos mais na primeira parte, tanto fora como em casa, e sofremos mais na segunda parte. Contudo, nos jogos fora os golos sofridos estão bastante igualados entre fora e casa.

Com o onze e a previsão me despeço por esta época.

Na conferência de imprensa, foi colocado a hipótese de Vietto ser titular. Eu acredito que a ser titular seria no lado esquerdo. Mas Plata não se tem adaptado muito bem ao sistema e, por isso, também o coloquei como hipótese na direita e, a ser assim, no lado esquerdo poderá até aparecer Geraldes.

Estaremos de olhos atentos ao 11 de hoje.

Previsão: 2-1 ou empate

#DiaDeSporting

#Derby

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *