O negócio Tabata

Bruno Tabata, extremo de 23 anos contratado ao Portimonense esta época, foi oficializado pelo Sporting no dia 29 de setembro de 2020. Este negócio foi realizado em modo invulgar, uma vez que o clube vendedor ficou com 90% dos direitos económicos do atleta e o Sporting apenas com 10%.

Sabemos que a situação de tesouraria era complicada à data. Não iria haver as receitas das gameboxes, uma vez que os jogos estão a realizar-se à porta fechada e ainda nem sequer sabíamos que iríamos perder a receita de termos sido afastados precocemente do acesso à fase de grupos da Liga Europa.

A Sporting, SAD confirmou através do relatório do 1º trimestre os contornos do negócio.

Através da aquisição do Tabata ficámos a devemos 500 mil euros ao Portimonense, como se pode ver na seguinte imagem.

E complementado com a informação que consta nos passivos contingentes:

Provavelmente quase ninguém se apercebeu, mas em menos de 3 meses, o Sporting que tinha avaliado o jogador na sua aquisição em 5 milhões de euros, quando comprou o atleta por 500 mil euros e salvaguardou apenas os 10%, passou a avaliar o jogador em 10 milhões de euros para a sua compra…

Ora vejam o que aparece no Relatório Semestral da Sporting, SAD:

Para além dos 500 mil euros que apareciam para pagar a conta corrente, passou a aparecer também 2 milhões que são devidos ao Portimonense em conta não corrente.

E também acompanhado de nova informação nos passivos contingentes.

Ou seja, se juntarmos os 500 mil euros iniciais, aos 2 milhões de euros que acrescenta ao valor inicial, será um gasto total de 2,5 milhões de euros para apenas ficarmos no futuro com 25% de uma futura transferência.

É verdade que o Sporting os últimos dois jogadores brasileiros que vendeu Raphinha e Wendel, conseguiu encaixes superiores a 20 milhões de euros, mas aceitar pagar o dobro em menos de 3 meses, deixa-me apreensivo.

Imagem: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/oficial-bruno-tabata-e-reforco-do-sporting-12767388.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *