Sporting CP – A (des)usabilidade do site, (Parte I)

Olá a todos os Sportinguistas,

Antes de começarmos a falar sobre o artigo, quero desde já agradecer ao “Espartano” pelo o convite que foi feito para falarmos um bocado sobre o site do Sporting. É com o maior gosto que tenho a felicidade e o prazer de poder conciliar dois grandes amores meus.

Aproveito desde já para esclarecer que o que vai ser comentado ao longo deste artigo não é uma fórmula matemática. É debatível e aquilo que para mim é funcional (ou não) não tem de ser para toda a gente. O design funciona de forma democrática.

Neste artigo vamos falar sobre a home page do Sporting Clube de Portugal.

De modo a facilitar o tema, o artigo vai seguir o flow de secções apresentado no site.

1ª Secção

Mal entramos no site do Sporting, deparamo-nos com três barras de navegação horizontais com diferentes tamanhos e estilos. Ao analisar estes elementos pela primeira vez, deduzo que a última barra de navegação seja a mais importante, pois é aquela ao qual é dado mais ênfase.

Arrisco-me a dizer que todo o conteúdo colocado na primeira e segunda barra de navegação, facilmente caberia na última barra de navegação e, assim, conseguia-se desde o começo poupar espaço e definir uma boa experiência de utilização (veja-se “Sporting Corporate” e “Fundação Sporting” – ao acedermos a estes dois tópicos, percebemos que nos vai levar para a categoria “Clube”. Ora se estes dois tópicos já estão inseridos dentro do “Clube”, porque isolar?)

Destaco também que esta barra de navegação ocupa cerca de 20% do ecrã, o que é bastante. Temos que ter em consideração que qualquer pessoa vai passar mais tempo fora do que dentro do site – temos portanto de conseguir reter o utilizador com simplicidade e fornecer padrões de design. Ao fazermos scroll, vemos que esta secção é actualizada e já fica bastante mais simples.

2ª Secção

O banner tem dois modos de navegação:

O primeiro modo é um slider, onde vemos as setas que nos dá a possibilidade navegar para a frente e para trás; O segundo modo (também ele um slider) permite-nos navegar para o banner desejado, sendo que temos 6 hipóteses à escolha (pelo menos ao dia de hoje) e os últimos 2 funcionam mal.

Como se toda esta situação não fosse por si só estranha, eis que estes elementos de navegação entram sempre em choque com a cor do banner por serem brancos.

É de vincar, também, que ao dia de hoje, o primeiro banner que vemos no site do Sporting é de uma campanha de camisolas de jogo/equipamento de treino e de saída e apenas vemos parte dos elementos – numa primeira análise iria possivelmente assumir que se tratava de um problema na imagem.

Solução: Encontrar um modo consistente de navegação, simples e óbvio. Fica o convite para quem quiser, de ver o banner da home page da OutSystems e como ele funciona – acho esta solução extremamente simples, bonita e bem estruturada.

3ª Secção

Aqui conseguimos ver qual vai ser o próximo jogo do Sporting, o resultado do último jogo, qual a posição na Liga NOS e informação base da tabela classificativa.

Muito sinceramente, de todos os elementos abordados até agora, este é a secção que mais me agrada. Tenho, no entanto, de criticar a ausência de ecletismo. Eu compreendo o porquê de se dar o destaque à equipa de futebol sénior masculino numa primeira instância, mas acho que caso queira, deveria poder alterar a modalidade e ver, por exemplo, a modalidade de Basquetebol.

Solução: Existem duas formas de resolver este problema.

A primeira solução diria que seria permitir ao utilizador alterar entre modalidades. A segunda solução (e também mais complexa) diria que poderia ser customizado pelo utilizador.

Tenho conta criada, sou sócio, então porque não poder dizer ao Sporting “Quero saber em primeira instância do Basquetebol, Voleibol e Hóquei Patins. Só depois é que quero ver as restantes modalidades” – esta solução não só afetaria esta secção que estamos a discutir como a seguinte.

4ª Secção

Bom… por onde começar?

Primeiro problema: muito ruído. Não sei onde me devo focar em primeiro lugar – tudo tem cores vibrantes que chamam a atenção. Se fizer muito esforço a tentar seguir aquilo que inconscientemente interpreto como chamativo, então é apenas uma questão de tempo até aos meus olhos se assemelharem a um camaleão.

Temos cerca de 80% da área reservada para notícias. Os restantes 20% são para os “Rugidos em Direto”, seguindo-se depois de uma publicidade. Mas esta publicidade acaba, aquela área fica completamente vazia quando certamente poderia ser utilizada doutro modo.

Mas comecemos por analisar esta secção de notícias: vejo que uma notícia tem fundo preto e letras brancas a bold. Na notícia ao lado, já vejo o fundo a branco, o texto a preto, mas desta vez já não é bold, agora é medium. Daqui assumo que a primeira notícia é mais importante pelo peso visual que tem – mais uma vez reforço a importância da customização, aquilo que é importante para mim, não tem de ser importante para outro utilizador.

Depois temos os “Rugidos em Direto”, que mostra o dentuças ao lado de um pinheiro de natal. Acho que não tenho essa obrigação, mas aproveito para dar os seguintes conselhos ao Sporting: Estamos em Abril – assumo que tenham deixado o pinheiro de plantão para poupar trabalho já para Dezembro, caso contrário não faz qualquer sentido.

E aproveito também para dizer que o rato que rescindiu connosco e que está ao lado do pinheiro, já não representa o Sporting Clube de Portugal – visto que já não representa o meu Clube, então, certamente não tenho interesse em vê-lo no site do meu Clube (já para não falar que não sei se o Manchester United iria gostar da situação, visto que detêm os direitos de imagem do jogador), mas continuemos que nos estamos a desviar o tema e ele ainda pode rescindir novamente.

Solução: Não deixo de sentir que a organização desta secção é totalmente anárquica, não consigo dizer, por exemplo, qual a notícia mais recente.

5ª Secção

Vamos dizer que nesta secção temos a “Agenda”, “Eventos” e vamos, também, incluir o artigo que nos dá acesso à Loja Verde para uma promoção do Dia do Pai.

Mais uma vez, terei de ser chato e comentar: O Dia do Pai é em Março. Estamos agora a entrar em Maio, o foco deveria ser o Dia da Mãe e/ou qualquer evento que se siga no futuro, nunca um evento que já aconteceu.

Reparo também que no caso do Dia do Pai, só vejo um artigo – talvez fosse importante mostrar mais artigos e conseguir assim um maior envolvimento com sócios de diferenças faixas etárias.

6ª Secção

“Sabia Que?” – é sempre uma informação engraçada e que deveria ter mais destaque. Porque não uma newsletter? De seguida surgem os nossos Palmarés . Esta informação deveria estar logo no começo do site. Simboliza a nossa história, as nossas conquistas e o nosso ecletismo. Mostra o que é Ser Sporting. A ideia de Ser Sporting deveria ser o conceito do site.

7ª Secção

“Galeria” – esta secção ocupa uma área considerável e o espaço podia ser melhor aproveitado. Bastava que a área fosse mais pequena e que colocássemos mais imagens para ser mais simples e agradável ao utilizador.

Aproveite para ler o contributo de Diogo Maia Caetano quanto à app “MeuSporting”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *